sexta-feira, 1 de abril de 2011

missão Edimburgo

A quem possa interessar, algumas ideias

RELATÓRIO

Relatório (sucinto) de missão a Edinburgo, Escócia, de 16 a 21 de Março de 2011


Objectivos

Participação no simpósio «Grassroots Climate Exchange: Universities, Colleges and the Green Transition» e troca de experiências com a “transition Edinburgh University”

Acções desenvolvidas

transition Edinburgh University” é uma das mais consolidadas iniciativas de transição em contexto universitário no Reino Unido. Assim, a participação no evento «Grassroots Climate Exchange», realizado entre 18 e 19 de Março de 2011 afigurava-se como uma oportunidade excelente para conhecer por dentro uma dinâmica que, com as devidas adaptações, estamos a iniciar também na Universidade do Minho.

A organização tinha-nos convidado para contribuir para o programa, apresentando o “caso” da Uminho na sessão «Transition Universities: an international movement», presidida por Ben Miller. Foi particularmente estimulante trocar ideias e contactos com algumas universidades do Reino Unido ali representados por professores e/ou estudantes (Edinburgh, Stirling, Essex, Aberdeen, Southampton) e também com a Universidade de Tóquio.

Algumas das sessões em que participámos revestiram-se de particular interesse:

  • The Big Green Makeover programme: treino de voluntários interessados na eficiência energética de edifícios; “clínicas de aconselhamento” para a redução do consumo de energia e pegada de carbono; organização local do prémio «going greener» da rede «people and planet»

  • Big Switch programme: concurso entre residências universitárias, premiando a redução do consumo energético em colaboração com os serviços; campanha de troca de livros usados; envolvimento de estudantes do primeiro ano no programa de redução de emissões de carbono

  • Carbon Conversations: curso prático em 6 sessões, conversas em torno de estilos de vida sustentáveis (baixas emissões de CO2)

  • Alimentação sustentável: Veg bag (cabaz semanal de legumes fornecidos por produtores locais); compromisso alimentar (+boletim informativo); cursos cozinha sustentável

  • Viagens: compromisso de redução de viagens (infrequent flyer / fair travel pledge) e da velocidade; feira de turismo “verde” e de proximidade (antes de férias)


Outras sessões e iniciativas apresentadas durante o evento: Creative engagement, Making change with students associations, practical action through business, how to run a green film festival, sustainable food and campus procurement, student halls' switch-off, energy projects, food projects, applied education, re-socialising education, the commonwealth orchard, Green league questionaire, seed exchange, seed bombs, bycicle-powered juke box, “the forest” volunteers/social activism students-run bar (RAWA, 8-bit micro-mbox).


Merece uma referência especial a declaração de missão do coordenador da transição em edinburgo, Prof. David Somervell «we aim do develop - and make explicit as an exemplar for the University community and others globally and locally – a whole-institution approach to social responsability and sustainability at Edinburgh» (http://www.ed.ac.uk/about/sustainability).

Um dos resultados mais perenes do envolvimento da comunidade universitária nas diferentes vertentes da iniciativa de transição encontra-se na estratégia de responsabilidade social e sustentabilidade da Universidade de Edinburgo 2010-2020, cuja síntese transcrevemos «Edinburgh Sustainability embraces a range of activities under the University's strategic theme of promoting social responsibility and sustainability - in our teaching, research, knowledge exchange and across our operations».

Síntese final

Toda esta experiência de intercâmbio “em transição” foi muito inspiradora É nossa firme convicção de que a iniciativa de transição na Universidade do Minho pode inspirar-se nos exemplos recolhidos para fazer o seu próprio caminho, tendo presentes importantes diferenças culturais e organizacionais – em Edinburgo há um gabinete de sete pessoas empenhadas a tempo inteiro no avanço da iniciativa de Transição.

Luis F. Botelho Ribeiro, 29 de Março de 2011

1 comentário:

  1. Luís, obrigado por partilhares. Estas experiências de intercâmbio de conhecimentos são sempre um bom ponto de partida para novos e interessantes projectos.
    Um abraço de Paredes.

    ResponderEliminar