terça-feira, 12 de abril de 2011

UMinho inaugura hortas comunitárias «in transition»


A Universidade do Minho inaugura no próximo dia 27 de Abril a primeira horta comunitária "em transição". O projecto, designado “UMinho in Transition”, será apresentado pelas 14h30 no Campus dos Congregados, na Avenida Central em Braga.

Este projecto partiu de um grupo de professores, alunos e funcionários da UMinho, que em Novembro decidiu pedir terras ao Reitor para o cultivo de hortas comunitárias nos três campii da academia (Congregados, Gualtar - em Braga - e Azurém, em Guimarães). “Pretendemos desenvolver um projecto ‘em transição’ no qual a comunidade universitária se sinta desafiada a encontrar novas e sustentáveis soluções para o problema da adaptação da vida humana a uma realidade com o petróleo cada vez mais escasso e caro. Esperamos, igualmente, contribuir para melhorar a qualidade de vida na UMinho, para a densificação e humanização da sua rede social”, refere o coordenador do “UMinho in Transition”, Luís Botelho, professor do Departamento de Engenharia Electrónica Industrial.

O acto de posse dos "regedores" das hortas dos três campii por um representante do Magnífico Reitor realizar-se-á a partir das 15h30, seguindo-se uma visita aos talhões já demarcados nos Congregados e, pelas 16h30, em Gualtar. A terminar, realizar-se-á também uma visita à horta de Azurém por volta das 18h00. Enquanto decorrem as sessões em Braga, no bar 1 da Escola de Engenharia, em Azurém, será exibido a partir das 16h00 o documentário “HOME - o mundo é a nossa casa” (2009), do fotojornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, que através de imagens aéreas mostra a diversidade da vida no planeta e a forma como a acção do homem tem vindo a ameaçar o equilíbrio ecológico. Toda a comunidade está convidada a participar nesta iniciativa.

Componente solidária e ambiental

A iniciativa “UMinho in Transition” tem no seu horizonte a criação de um sistema de "cabaz de legumes" reunindo produção própria e de produtores locais, o lançamento de concursos de ideias "verdes" tendentes à redução dos consumos de energia nas residências, à limitação do número de viagens, à partilha de automóvel, ao aproveitamento local de energias renováveis para um funcionamento tanto quanto possível sustentável das hortas. O projecto ambiciona proporcionar uma plataforma de investigação/inovação multidisciplinar com ênfase nas áreas da Energia, Engenharia, Economia, Ambiente e Agricultura sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário