sábado, 9 de abril de 2011

Azurém in transition...

Quinta-feira, 7 de Abril, lá fomos marcar com estacas os talhões da horta de Azurém - pioneiros de 1ª e 2ª geração, que isto da transição é testemunho a passar de geração em geração.
Escolhemos começar pela zona do terreno onde a "selva" estava mais densa... sinal de mais água no solo.
Com estacas de madeira, aglomerado e ferro, medida há só uma, sete por quatro e mais nenhuma. Deixámos uma faixa junto ao ribeiro, para passear, ler um livro, conversar e, havendo paciência, esperar pela passagem dalguma truta perdida! :-)


No sábado, entre as 18h40 e as 20h40 como combinado no facebook, o talhão A1 e zonas adjacentes já receberam a primeira "tosquia". Lá ficou à experiência a primeira compostagem, com restos orgânicos auto-transportados através da recém-descoberta "passagem do noroeste" (entre o bloco C e a Geografia, virando à direita nos sentido proibido "excepto para cargas e descargas" - como é o caso...)

A propósito, já não há quem venda enxadas na feira de Guimarães mas numa loja de sementes ao cimo da R. Conde de Margaride (no espaço do antigo mercado) ainda há umas, jeitosas, por 8€ mais 1€70 pelo cabo. Põe-se a "sa(t)chola" a "in(t)char" no ribeiro de Azurém(?) uma horita, o tempo de uma jogatina com a petizada, e está pronta para todo o serviço. Em duas horas, foi possível limpar o talhão A1, os contornos do A2 e do A3, o início da "rodovia" inter-talhonal e até da "avenida" marginal.
De facto, é mais "sustentável" uma regularização do terreno "a força de braços" do que mandar vir umas máquinas queimar hidro-carbonetos e despachar mais umas toneladas de CO2 para o rol do Al Gore...

A mãe-terra é generosa. Antes ainda de semeada, já se colhem alguns "tubérculos".
Passatempo: nesta cesta, que "fruta" já terá sido colhida na horta in transition de Azurém?


O que faz (ainda) falta?
- água para rega (auto-regulada passiva?)
- energia (renovável)
- um espaço seguro para guardar alfaias e sementes, conviver e aprender
- tele-monitorização/segurança(?)
- acordarmos horários indicativos para as fainas agrícolas: com companhia, é outra alegria!
- e, claro está, faz ainda muita falta animar/agitar/avisar a malta (especialmente a das residências)

1 comentário:

  1. Força UMinho iT! Um pequeno passo para uma iniciativa; um grande salto para a Comunidade! :))

    ResponderEliminar