terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Lua de Janeiro não tem parceiro


Este é o dito popular que aparece no mês de Janeiro do “Borda D’Água”, almanaque que durante 83 anos acompanhou os agricultores e os curiosos da arte dura de trabalhar a terra. Como sou ainda uma curiosa, só tive conhecimento da importância deste em 2011.
Editado pela Editorial Minerva, e ao preço de 1,80 euros, podemos ficar a saber, entre outras coisas, que o sol nascerá, na cidade do Porto, no dia 31 de Janeiro pelas 7h47m, ou seja, cerca de 13 minutos mais cedo do que o que aconteceu no dia 1 de Janeiro do presente ano.
Também o ocaso surgirá, no fim do mês de Janeiro, pelas 17h49m, correspondendo a 33 minutos mais tarde do que o que ocorreu no primeiro dia do mês.
Toda esta conversa apenas para vos dar a feliz notícia de que o crescimento dos dias começa a ser notório a partir do mês de Janeiro, o que será muito bom, quer para a produção de vitamina D necessária ao nosso organismo, quer para começarmos a adivinhar a chegada da Primavera!
O mesmo almanaque dá-nos várias dicas sobre agricultura e jardinagem, salientando, a necessidade de semear na região Norte, centeio, couve galega, nabo, nabiça, rabanete, salsa e tomate. Também é época de semear em canteiros bem abrigados e defendidos das geadas, alface romana, couve repolho e sabóia.
No jardim podem-se semear, entre outras, begónias, ervilhas-de-cheiro, girassóis, lírios, paciências, flor-de-lilás.
Curioso de constatar é a previsão de tempo húmido para o dia 16 de Janeiro (no quarto minguante), que parece ter-se confirmado, e o tempo encoberto para o dia 23 do mesmo mês, altura de Lua Nova. O dia 31 de Janeiro parece que nos reservará vento e trovoadas (em período de Quarto Crescente). Na realidade, parece que acertaram no tempo até ao dia 16 Janeiro, o que me faz meditar!
Para aqueles que têm animais, que presumo que não será o caso dos nossos leitores, aconselha-se a vacinar o gado bovino, cavalar, ovino, caprino e os porcos contra as doenças rubras. Ora aí está uma designação interessante - “doenças rubras”. Fui ver o que significava e fiquei a saber que até fazem em Portugal conferências sobre o assunto!
Até ao mês que vem!

Paula Remoaldo

Sem comentários:

Enviar um comentário