quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

contaminação de águas pluviais: participação à Câmara de Braga

Exms Srs,

Sou docente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e faço, também, parte do Projeto UMinho in Transition, através do qual se tenta estimular o regresso ao cultivo de hortas, com objectivos de sustentabilidade urbana, social e económica.

É neste contexto das Hortas de Gualtar do Projeto UMinho in Transition, que venho expôr uma queixa por parte dos cultivadores destas hortas:

A comunidade contava usar as águas pluviais que passam a seis metros de profundidade pelo Campus de Gualtar, mais precisamente no espaço onde se situam as hortas, entre as Escolas de Direito e de Economia e Gestão e a Escola de Medicina. No entanto, constatámos ser frequente a contaminação destas águas, sentindo-se fortes e desagradáveis odores (a derivados ou afins de petróleo). Adicionalmente, como afirmam os cultivadores que usaram estas águas, as culturas não resistiram à rega usando este recurso.

Para além de enfrentarmos um sério problema de sustentabilidade das hortas por falta de água, consideramos ser nosso dever cívico denunciar esta situação irregular e solicitar à CMB a sua rápida e total resolução.

Os Meus Melhores Cumprimentos,
MJT
(UMinho in transition)

Sem comentários:

Enviar um comentário